Concurso de fantasias de improviso - Filosofia

Parte prática

Quem disse que os alunos não podem se divertir durante as aulas?

O 6º ano se dividiu em grupos para criar fantasias improvisadas, com retalhos de pano, EVA, TNT, papel crepom, até panela de casa poderia trazer. Não era permitido nenhum tipo de costura a máquina ou objeto que tenha sido feito especificamente para ser fantasia.

Cada grupo trouxe o material que achou necessário para montar a fantasia na data estipulada: 29/05. As fantasias foram montadas em aula, durante o primeiro período. Na segunda aula cada grupo apresentou a sua fantasia e tirou a foto oficial.

O resultado não era um grupo de fantasias profissionais, mas sim que a criatividade fosse trabalhada, em conjunto com atenção a pequenos detalhes, sejam culturais ou não. Por exemplo, ter uma correntinha com uma cruz sendo uma egípcia antiga, pode fazer perder muitos pontos, deixar a mostra o relógio também. É preciso prestar atenção nos detalhes na hora da foto oficial.

Os critérios para a nota foram:

1. Capricho e criatividade (melhor uso dos objetos)

2. Precisão Histórica (não haver objetos e elementos anacrônicos)

3. Cooperação (uma vez que são vários alunos ajudando a montar cada fantasia)

Parte teórica

Os grupos trouxeram no dia da apresentação da fantasia, um trabalho escrito, onde descreveram quem é o personagem: sociedade representada, posição social, profissão...

Elementos que precisavam conter no trabalho escrito:

- Descrição do personagem

- Materiais usados para confeccionar a fantasia

- Livros, revistas e sites utilizados para conseguir as informações sobre o personagem.